Muro de Berlim

Por Da Redação 20 set 2011, 12h38

O principal motivo da construção do Mauer – o Muro de Berlim – foi a fuga de 150 mil cidadãos do lado socialista para a República Federal Alemã.

Em 13 de agosto de 1961, o chefe de estado Erich Honecker mandou cercar a fronteira com arame farpado para impedir o êxodo. Nos dias seguintes, um muro passou a ser construído, totalizando 66,5 quilômetros de grades, 302 torres de observação, 127 redes elétricas com alarme e 255 pistas para cães de guarda. Pelo menos 80 pessoas morreram e milhares foram presas na tentativa de transpor a muralha.

Ironicamente, 28 anos depois, o mesmo êxodo que impulsionou a construção do Muro de Berlim forçou sua derrubada. Sob pressão, o então líder da Alemanha Oriental, Egon Krenz, ordenou a abertura do muro, que logo foi derrubado pela população, jogando por terra as disparidades que separavam o leste do oeste.

Em 2009, o centro de turismo alemão lançou roteiros que permitem percorrer toda a sua extensão, a pé ou de bicicleta, para observar fragmentos e manifestações artísticas com o auxílio de um aparelho multimídia guiado por GPS. Em 2014, para celebrar os 25 anos da queda do muro, a cidade foi iluminada por balões brancos que indicavam onde ele passava.

Segmentos do Muro de Berlim também podem ser vistos na Bernauer Strasse e por 1,3 quilômetro da East Side Gallery, ao longo da Muhlenstrasse, espécie de galeria a céu aberto com grafites feitos em 1990 por 118 artistas de 21 países.

Atualizado em 6/11/2015.

Leia mais:

Guia de viagem: Alemanha

 Um roteiro de 48 horas em Berlim, na Alemanha

Viajar de bike: conheça 10 destinos incríveis para pedalar pelo mundo

Veja como foi a comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim

• Fotos de museus de chocolate pelo mundo

Publicidade