Festas de Largo

Por Da Redação 19 out 2011, 18h49

Na Salvador de antigamente, as praças serviam como pontos de encontro em dias de santos e orixás. O nome “Festa de Largo” deve-se a esse costume, retrato da cultura local.

O ano começa com a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, realizada sempre na manhã seguinte à virada do ano, e com a famosa Lavagem do Bonfim, na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro) – esta última reúne os seguidores do catolicismo, da Umbanda e do Candomblé, que partem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e caminham 8 km até a Igreja Senhor do Bonfim. Lá, assistem à lavagem da escadaria, feita pelas baianas com água de cheiro.

Em 2 de fevereiro há a Festa de Iemanjá, que lota a Praia do Rio Vermelho de fiéis com presentes para a Rainha do Mar.

Em dezembro, no dia 4, Santa Bárbara (Iansã, no Candomblé) é reverenciada na praça em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – fiéis vestidos de branco e vermelho saúdam a orixá, dançam ao som de grupos locais e acompanham a queima de fogos.

No dia 8 do mesmo mês é a vez de Nossa Senhora da Conceição da Praia ser festejada na escadaria de sua igreja, na Cidade Baixa. Todos os eventos são grátis.

Publicidade