Círio de Nazaré

Por Da Redação 28 out 2011, 10h15

A primeira procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ocorreu em Belém, em 1793. De lá para cá, o Círio de Nazaré tornou-se uma das principais manifestações religiosas do país, considerada patrimônio cultural.

Os festejos têm início no segundo fim de semana de outubro. Na sexta-feira, a imagem é levada aos municípios de Marituba e Ananindeua, num percurso de 55 quilômetros.

No sábado, segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco à capital, é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem à Catedral da Sé, com milhares de devotos segurando velas.

No domingo, o Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral, às 5h30. E por volta das 7h tem início a procissão, que percorre as ruas de Belém até a Basílica de Nazaré, a 3,5 quilômetros.

Cerca de dois milhões de fiéis lotam as ruas para acompanhar esse trajeto – os romeiros se espremem para conseguir segurar um pedacinho da corda de 400 m que acompanha o cortejo.

Publicidade