Château de Chenonceau

Por Da Redação 24 set 2011, 11h14

É difícil superar um castelo que parece estar emergindo do fundo do rio, refletindo sua própria imagem nas águas. O Château de Chenonceau, construído em 1513, é apoiado sobre um sistema de pilares no meio do Rio Cher e acessado via ponte, o que torna o passeio ainda mais digno de livros de contos. E não fica por isso: o castelo tem deslumbrantes jardins, cada qual a um lado do edifício e criado por uma das mulheres da vida do rei Henrique II. Quem cuidava da ala oeste era a rainha e esposa Caterina de Médici, enquanto a ala leste tinha o dedo da amante Diane de Poitiers. Ambos, é claro, são perfeitinhos, com suas cercas-vivas aparadas milimetricamente e pequenas trilhas.

Pela presença das rivais e por ter sido projetado por Catherine Briçonett, esse é conhecido como o “castelo das damas”. Tintoretto e Rubens estão entre os artistas cujos quadros figuram nas paredes de seus salões.

Dentro da propriedade do castelo de Chenonceau há uma ampla área para piquenique e alguns bons restaurantes. O Orangerie serve alguns bons pratos e funciona de março a novembro, assim como a lanchonete. A casa de chá funciona o ano todo, das 15 às 17 horas.

Publicidade