Centro Cultural São Francisco

Por Da Redação 9 set 2011, 20h30

No começo do século passado, o escritor Mário de Andrade reconheceu a construção do Centro Cultural São Francisco como ‘a mais bonita e original do Nordeste à Bahia, graça pura’.

O mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba, que começou a ser erguido em 1589, é um programa imperdível. A visita, que pode ser guiada (40 minutos), começa pela área mais antiga do complexo, o claustro (concluído por volta de 1730), e segue na Igreja de Santo Antonio, onde está um dos mais belos púlpitos do mundo segundo a UNESCO.

Na sacristia, azulejos, pisos e móveis do século 18. Na sequência vem a parte mais rica da construção: a capela da Ordem Terceira de São Francisco, que impressiona pela quantidade de ouro nos altares.

Em seu teto, a pinturas ilusionista barroca a Glorificação dos Santos Franciscanos chama a atenção. Subindo pela escadaria, adornada com mármore de Carrara, chega-se a dois museus simples, de arte popular e sacra, com imagens e esculturas de madeira. Feito de jacarandá, o coro, de 1791, conserva as características originais.

O tour termina no pátio, onde estão a Fonte de Santo Antônio e o Relógio de Sol talhado em pedra.

Publicidade