Catedral de Chartres

Por Da Redação 24 set 2011, 11h46

Há 175 representações da Virgem Maria espalhadas pelos espetaculares vitrais azuis da Catedral de Chartres, município a 78 quilômetros de Paris. Exemplar gótico mais conservado da França, apesar de seus 800 anos, a igreja é um centro de peregrinação cristã. Em uma de suas capelas fica a relíquia conhecida como Santo Véu, que segundo a crença católica, teria sido usado pela mãe de Jesus Cristo. A peça sagrada, presenteada por Carlos, o Calvo, teria sido inclusive o motivo da construção da catedral, no século 12, após um incêndio que devastou a igreja românica que havia em seu lugar. O fogo destruiu o templo em vários capítulos de sua história — em um, inclusive, teria destruído o precioso véu da Virgem. Para conservar a importância do templo, o manto milagrosamente reapareceu e uma nova e esplendorosa igreja foi construída. De qualquer forma, o conjunto de torres, arcobotantes, a espaçosa nave e os vitrais tornam o conjunto uma visita obrigatória.

O Clocher Vieux, um dos pináculos assimétricos, é o mais alto campanário românico do mundo, com 105 metros. O mais elaborado Cloche Neuf, essencialmente gótico, tem uma vista estonteante dos arredores. Para chegar lá, você tem que vencer 378 degraus.

Para quem faz a visita de carro, o estacionamento mais próximo fica na Place Châtelet (358 lugares, aberto 24 horas por dia). Alternativamente há também uma área maior, com mais de mil vagas, entre a Place des Épars e a Place de la Porte St-Michel.

Publicidade