Bairro Judeu de Kazimierz

Por Da Redação 2 Maio 2012, 19h42

Por séculos os judeus de Cracóvia foram segregados e viveram na então vila de Kaziermierz, fundada no século 14. Com a expansão da cidade, o local virou um bairro da cidade e tornou-se o lar de uma grande comunidade. Ali construíram seus comércios, casas e sinagogas até atingirem a população de 65 a 80 mil, um terço do total da área urbana. Aí chegou a II Grande Guerra e os que não fugiram das garras dos nazistas foram alocados para o infame gueto de Podgorze, do outro lado do rio Vistula. E daí para os campos de concentração…

Das mais de 90 sinagogas da cidade no fim dos anos 1930, hoje restam apenas meia dúzia. Todas as outras foram destruídas pelos nazistas e seus objetos sagrados – menorás, torás – foram confiscados e muitos perdidos para sempre. Para conhecer um pouco desta história, visite o Museu Judaico, na antiga sinagoga, a mais antiga de seu gênero na Polônia, datada do século 15.

Observe também que muitas das antigas residências e comércios estão voltando para seus antigos donos ou seus descendentes, num esforço conjunto entre autoridades nacionais e entidades judaicas. Pouco a pouco restaurantes – como o Ariel – e outros estabelecimentos dão vida nova à comunidade, celebrando o futuro, em memória dos que sofreram no passado.

 

 

Publicidade